Criar um Site Grátis Fantástico
HISTÓRIA
HISTÓRIA

     A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood foi criada no dia 11 de janeiro de 1927. A ideia foi do presidente da Metro-Goldwin Mayer, Louis B. Mayer que uniu-se a um grupo de 36 diretores e atores para criar a Academia. Na época, os dirigentes dos grandes estúdios de cinema já vinham pensando em uma forma de incentivar a produção de obras de qualidade técnica e artística e a sugestão de Louis B. Mayer foi acolhida, com entusiasmo, por todos.

     A primeira entrega de prêmios foi realizada em maio de 1929, no Hotel Roosevelt de Los Angeles, sob a presidência do astro Douglas Fairbanks. Inicialmente, as cerimônias eram realizadas com almoços ou jantares em hotéis ou grandes restaurantes, com os resultados previamente conhecidos, já que a decisão sobre os ganhadores era tomada de comum acordo pelos chefões dos estúdios.  Até 1940, os jornais recebiam a lista de premiados antecipadamente e assumiam o compromisso de só divulgá-la no final da noite. Um ano antes, o Los Angeles Times quebrou o acordo. Desde então, a Academia decidiu manter segredo até a abertura dos envelopes lacrados.

 

 

 

 

CURIOSIDADES DA HISTÓRIA DO OSCAR

 

 

  • Em toda a história da premiação, houve apenas dois empates: em 1933, Wallace Beery (The Champ) e Fredric March (O Médico e o Monstro) dividiram o prêmio de melhor ator. Em 1969 foi a vez de Barbra Streisand (Funny Girl) e Katharine Hepburn (O Leão no Inverno) dividirem o de melhor atriz. Na época, era considerado empate um resultado que desse uma diferença de até três votos entre os mais votados. Hoje, o empate se tornou muito mais difícil porque o número de votos precisa ser rigorosamente igual.

  • Walt Disney tem o maior número de indicações ao Oscar de todos o tempos: 64.

 

  • Dois grandes atores já recusaram o prêmio desejado por tantos: George C. Scott e Marlon Brando. Scott, premiado por Patton, avisou antes que não aceitaria se ganhasse, porque não acreditava em competição entre atores. Ganhou assim mesmo e não aceitou receber. Brando, que já havia sido premiado em 1955 por Sindicato de Ladrões e aceitou, mandou uma índia de nome Sacheen Little Feather representá-lo na entrega dos prêmios de 1973, que lhe deu o segundo Oscar por O Poderoso Chefão. Sacheen subiu ao palco na hora do anúncio da vitória de Brando – feito por Liv Ullman e pelo então novo 007, Roger Moore - recusou o prêmio em nome dele e enfureceu a platéia e o público televisivo, com um discurso escrito pelo ator contra a opressão sofrida pelo índio norte-americano. 

 

  • A mais jovem vencedora de um Oscar foi a pequena Tatum O'Neal, filha do ator Ryan O'Neal, que, aos dez anos, recebeu o prêmio como atriz coadjuvante no filme Lua de Papel, de 1974.

 
 
 

 
 

  • A atriz Meryl Streep é a recordista de indicações ao prêmio, com 16 no total, desde 1979. Venceu duas vezes: como melhor atriz coadjuvante por Kramer versus Kramer, em 1980, e como melhor atriz por A Escolha de Sofia, em 1983. 


 

  • Ben-Hur, Titanic e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, são os filmes mais premiados com a famosa estatueta; conquistaram onze estatuetas cada um. 
     

  • Entre os poucos brasileiros habilitados para votarem estão a atriz Fernanda Montenegro e os cineastas Walter Salles, Bruno Barreto e Fernando Meirelles.

 
 

  • Alguns dos maiores ícones da história do cinema jamais conseguiram ganhar um Oscar por um dos seus filmes. Os casos mais notáveis entre eles são os de Richard Burton, Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock, Kirk Douglase até o próprio Charles Chaplin.


 

  • A pessoa mais jovem a ser indicada a um Oscar dentre todas as categorias foi Justin Henry, indicado na categoria melhor ator coadjuvante aos 8 anos de idade.

  • Em toda a história, apenas duas pessoas receberam um Oscar póstumo: Peter Finch (1976), por "Rede de Intrigas" e Heath Ledger (2009), por "O Cavaleiro das Trevas".

 
 
     Enfim, o Oscar é mais do que uma premiação cinematográfica, mas um evento que nos traz cultura e história sobre a sétima arte.
 
 
 

 
 
     FONTES:
 
 
 
     IMDB
     OSCAR AWARDS
     OSCARS.ORG
    


Rating: 2.9/5 (58 votos)




Total de visitas: 9446